UFCD 9214 - Marketing Digital

Formador: Frederico Claúdio
Carga Horária: 25 horas

Objetivos:

  • Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais - B2C, B2B, B2A.
  • Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
  • Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.

Trabalhos realizados nesta UFCD 

Buyer Persona

Toda a estratégia de marketing deve começar com a definição das Buyer personas. São elas que nos vão permitir ser relevantes nos conteúdos e garantir resultados.

Saber quem é esta entidade é determinante para o sucesso de qualquer ação de marketing e comunicação. É muito comum falar em público-alvo, no entanto, este é um conceito vago. Um público-alvo define um grupo de pessoas, com intervalos de idade, áreas de interesse, entre outros traços generalistas. Uma Buyer persona é um perfil detalhado do que seria o seu cliente ideal, com idade específica, sonhos, problemas, ambições e nome próprio.

Buyer personas são representações fictícias do cliente ideal e devem ser construídas com base em estudos de mercado e dados reais sobre os clientes existentes.

Quanto mais detalhado for o perfil definido, mais rigorosa será, à partida, a estratégia de marketing a aplicar para impactar o grupo de potenciais clientes com perfil semelhante.

Este perfil deve incluir não só características físicas e psicológicas, como também deve atender a critérios de personalidade e modos de vida, que guiam a rotina e o comportamento da persona.

Incluem-se neste leque de atributos a idade, o género, a ocupação e área profissionais, os hobbies, interesses, hábitos, nível de escolaridade, desafios que enfrenta, principais preocupações, objetivos futuros, ambições, entre outros.

Todos estes elementos ajudarão à compreensão das Buyer personas do nosso negócio e, consequentemente, conduzem-nos à melhor estratégia para as impactar e obter os resultados desejados.

Uma Buyer persona, quando bem elaborada, permite-nos personalizar a nossa comunicação em grande escala, humanizando os principais segmentos-alvo da nossa base de clientes.

Análise Swot

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planeamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

As forças e fraquezas são determinadas pela situação atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspetos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

Esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência a melhorar, manter ou piorar. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora